Descrição
Coordenadores
Dra. Patrícia Silva
Prof. Dr. João Júnior Gomes
Docentes e Currículo Lattes
Dra. Patrícia Silva
Possui graduação em Enfermagem – Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2002). Especialização em enfermagem estética e enfermagem neonatal, coordenadora da primeira residência de enfermagem estética do Brasil na Faculdade CTA, proprietária da clínica escola INSTITUTO MÈRE MARIE e professora de cursos livres e pós-graduação de estética avançada.
http://lattes.cnpq.br/8180384696304101
Prof. Dr. João Júnior Gomes
Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP; Mestre em Promoção da Saúde pela UNIFRAN – SP; Pós-Graduado em Educação Profissional, pela FIOCRUZ e em Educação Médica pela ENSAP – Cuba; Graduado em Enfermagem pela FAMERP. Atualmente é Coordenador Pedagógico de Pós-graduação Lato Sensu da FAMERP, FATEC-PR e São Camilo; Diretor – Proprietário da Educative Ciências da Saúde e Educação; Membro da Comissão do Programa Nacional de Qualidade do COFEN. Endereço para acessar este http://lattes.cnpq.br/1492481291642997
Informações
Período de realização do Conteúdo EAD: 01 a 27 de abril de 2023
Data prevista do Curso Presencial: 28, 29 e 30 de abril de 2023
 Horário: 08h às 18h
Carga horária Total: 50 horas (20 EAD e 30 presenciais)
Vagas oferecidas: 10
Objetivos
Unidades 1 a 8
– Reconhecer as estruturas topográficas da face, seus termos regionais anatômicos e termos de orientações anatômicas;
– Reconhecer as estruturas topográficas da pele, características, composição química, superfície e barreiras cutâneas;
– Reconhecer as estruturas ósseas da cabeça e do pescoço nas quais se fixam os principais músculos, ligamentos e por onde passam as principais artérias, veias, vasos linfáticos e inervação;
– Reconhecer as estruturas vasculares arteriais e venosas da cabeça e do pescoço que possam influenciar diretamente nos procedimentos estéticos da face;
– Reconhecer as estruturas linfáticas da cabeça e do pescoço e suas trajetórias de drenagem;
– Reconhecer as estruturas nervosas da cabeça e do pescoço que possam influenciar diretamente nos procedimentos estéticos da face;
– Reconhecer as estruturas musculares da cabeça e do pescoço que possam influenciar diretamente nos procedimentos estéticos da face e
– Reconhecer e correlacionar as estruturas anatômicas dos sistemas esquelético, muscular, vascular, linfático, nervoso e cutâneo da cabeça e do pescoço.
Unidades 9
 – Avaliar e reconhecer as estruturas anatômicas que sofreram com o envelhecimento
– Identificar, planejar e executar a técnica do Lifting Temporal
– Identificar, planejar e executar a técnica do Lifting de Malar
– Identificar, planejar e executar a técnica do Lifting de Mento
– Identificar, planejar e executar a técnica do Lifting Retroauricular
– Identificar, planejar e executar a técnica do Lifting de Pescoço
– Identificar, planejar e intervir nas complicações do Magic Total Face Lifting
Conteúdo Programático:
Modalidade EAD
Unidade 1 – Revisão Topográfica e Termos Anatômicos
Unidade 2 – A Pele
Unidade 3 – Sistema Esquelético da Cabeça e do Pescoço
Unidade 4 – Sistema Vascular da Cabeça e do Pescoço
Unidade 5 – Sistema Linfático da Cabeça e do Pescoço
Unidade 6 – Sistema Nervoso da Cabeça e do Pescoço
Unidade 7 – Sistema Muscular da Cabeça e do Pescoço
Unidade 8 – Correlações anatômicas sistêmicas
Modalidade Presencial
Unidade 9:
– Anatomia da Beleza e do Envelhecimento
– Técnica do Lifting Temporal
– Técnica do Lifting de Malar
– Técnica do Lifting de Mento
– Técnica do Lifting Retroauricular
– Técnica do Lifting de Pescoço
– Manejo das Complicações Magic Total Face Lifting
Metodologia utilizada
A metodologia empregada neste curso será híbrida, ou seja, nos formatos EAD e presencial. O conteúdo EAD está organizado em unidades de 1 a 8, com vídeos aulas que abordam a anatomia da face e do pescoço e ao final de cada unidade o aluno deverá realizar uma avaliação de múltipla escolha para prosseguir para a próxima unidade. todos os conteúdos EAD deverão ser concluídos antes do encontro presencial. O conteúdo presencial será abordado o conteúdo da unidade 9, em que o aluno terá aula teórica expositiva, participativa, problematizadora, fundamentada no construtivismo e na aprendizagem significativa. Após este conteúdo será realizada a demonstração das técnicas dos 5 liftings e em seguida os alunos realizarão os procedimentos em pacientes modelos.

