Sobre o Curso
Metodologia
Desde os primórdios da humanidade foi se acumulando um conhecimento empírico, fruto da experiência de milhares de mulheres auxiliando outras mulheres na hora do nascimento de seus filhos. Com a hospitalização do parto nos últimos anos, as mulheres desenraizadas e isoladas, perderam esse apoio psico-social. Como parte do processo de integração dos conhecimentos tradicionais milenares acumulados pela experiência humana com os progressos científicos contemporâneos, vem surgindo, no frio cenário do parto hospitalar a figura da Doula.

A palavra grega Doula, vem sendo utilizada a partir das pesquisas de Marshall H. Klauss e John H. Kennel no início da década de 90 para designar aquelas mulheres capacitadas para brindar apoio continuado a outras mulheres, (e aos seus companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países entre eles o Brasil (portaria 28 de maio de 2003) reconhecem hoje após uma década de pesquisas científicas a enorme contribuição da presença da Doula nesse momento tão significativo e de tão profundas repercussões futuras. Tem se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. Torna-se uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora da vinculação mãe-bebê. As vantagens também ocorrem para o sistema de saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.

Na América do Norte, por exemplo, estima-se que existam atualmente de 10.000 a 12.000 Doulas. No Brasil, a demanda de mulheres e instituições que solicitam esse serviço, ainda que bem menor, também vem crescendo significativamente.

Na hora do parto, a Doula é a primeira a ser chamada e a última a ir embora seja em procedimentos realizados em maternidade ou em casa. Seu principal papel é orientar a mulher em relação ao que ela pode esperar da gravidez, do parto e do pós-parto. Ela não substitui o trabalho médico e de enfermagem, nem a presença do marido.

A Doula é uma acompanhante profissional que conhece as reações, orienta e acalma a parturiente. Com ela, a evolução do parto é melhor e a satisfação da gestante maior.

A Doula pode atuar como: Doula particular, institucional, voluntária e comunitária.

Investimento
Investimento: R$ 1650,00
Inscrição até EM BREVE– R$ EM BREVE ou em até 12x no Pagseguro, conforme regras do Pagseguro.

Inscrição até:  Em Breve

Vantagens
Aproveite as Vantagens do Clube Educative

10% de desconto – Inscrição antecipada até EM BREVE

10% de desconto – Estudante de Graduação, solicite seu cupom.
10% de desconto – Indicação premiada: para cada amigo inscrito no curso, você ganha desconto.
Saiba mais

Público Alvo
Público Alvo: EM BREVE.
Data
Data: EM BREVE

Horário: EM BREVE

Carga Horária:  EM BREVE

Conteúdo Programático
Conteúdo Programático: EM BREVE

Objetivo: EM BREVE

Metodologia:
Presencial com método expositivo, participativo, problematizador, fundamentado no construtivismo e na aprendizagem significativa.

Local
Local: Educative Ciências da Saúde e Educação
Avenida Bady Bassit, 3980, N.S. Aparecida, São José do Rio Preto-SP
Contatos: (17) 3216-3226/3216-3227
Certificado
Certificado:
A Educative Ciências da Saúde e Educação emitirá certificado com validade em todo território nacional aos participantes que obtiverem frequência e aproveitamento conforme previsto no regimento interno da Educative e no referido curso. O regimento está disponível para consulta na recepção da Educative.
Informações
Informações:
A Educative reserva o direito de realizar o curso com no mínimo 10 pessoas. Neste caso, será devolvido ao candidato, integralmente, quaisquer valores pagos referentes ao curso. O aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência à data prevista para o início do curso através do e-mail cadastrado no ato da matrícula. Antes de reservar sua passagem aérea e hospedagem, sempre entre em contato com a Educative.

      DESENVOLVIDO POR EDUCATIVE