Ampliar ou Reforçar conhecimentos obtidos no Curso de Graduação em Pedagogia e se apropriar de temas ligados aos requisitos práticos/legais/cotidianos das atribuições do cargo de Professor de Educação Básica I e demais cargos da liderança na área escolar visando a melhoria da prática pedagógica na perspectiva de uma escola ativa e de qualidade.

Investimento: Em breve

Publico Alvo: Professor de Educação Básica I (PEB1): Efetivo, Estável, ACT; Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor de Ensino, Ultimoanistas em Pedagogia e interessados no tema.

Carga Horária: 33 (trinta e três) horas com aulas + 02 (duas) horas para provas. Total: 35 horas.

Objetivos:

Gerais: Proporcionar temas diversificados e relevantes para a apropriação ou reforço do conteúdo do participante visando a melhoria da prática profissional dos Professores;

Específicos:

  • Possibilitar ao interessado o estudo em continuidade dos temas da área;
  • Estimular propostas pedagógicas atualizadas e apropriadas para uma escola ativa com qualidade;
  • Gerar ideias para as mudanças na metodologia em sala de aula;
  • Levar o participante a compreender uma nova postura de ensino – aprendizagem.

Justificativa:

  • Os temas selecionados das videoaulas compõem o cotidiano escolar e da sala de aula;
  • Os temas das aulas são referenciais para a renovação de posturas metodológicas em sala de aula;
  • O conhecimento dos temas selecionados das aulas é indispensável para o aperfeiçoamento do perfil profissional do Professor, principalmente os docentes novatos e substitutos, auxilia-o nas suas atribuições oficiais, propostas e posturas em relação à cada uma de suas incumbências legais mediante o que se espera da atuação de um docente e considerando-se a sua responsabilidade no processo de formação integral de alunos cidadãos;
  • Alguns temas selecionados não são desenvolvidos nos programas de formação do Curso de Pedagogia e, portanto, o professor que os desconhece necessita se apropriar destes saberes para uma excelente atuação.

Conteúdo Programático:

Unidade 1: A organização do trabalho pedagógico na escola:

  • Aula  1: Planejamento educacional, projeto político-pedagógico, regimento escolar, plano escolar parte 1;
  • Aula  1: Planejamento educacional, projeto político-pedagógico, regimento escolar, plano escolar parte 2;
  • Aula  2: Plano de ensino e do componente curricular parte 1;
  • Aula  2: Plano de ensino e do componente curricular parte 2;
  • Aula  3: Documentação escolar, a escrita do profissional da área da educação;
  • Aula  4: Planejamento de aulas e atividades;
  • Aula  5: Atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e aprendizagem existentes na unidade educacional;
  • Estudo Complementar 1 – Projeto pedagógico, regimento escolar e plano escolar da unidade educacional;
  • Estudo Complementar 2 – Plano de ensino;
  • Estudo Complementar 3 – Planos, planejamentos, projetos, registros de classe, diários de aulas, relatórios de avaliações;
  • Estudo Complementar 4 – Cenários de ensino;
  • Avaliação Unidade 1.

Unidade 2: Tema educativo para reflexão e compreensão da sua aplicação didática:

  • Aula  1: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 1;
  • Aula  1: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 2;
  • Aula  2: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 1;
  • Aula  2: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 2;
  • Aula  3: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 1;
  • Aula  4: Os principais pensadores em educação e suas contribuições (teorias da aprendizagem) parte 2;
  • Estudo Complementar 1 – Os principais pensadores em educação e suas contribuições;
  • Avaliação Unidade 2.

Unidade 3: Temas educativos para aplicar de forma pratica:

  • Aula  1: Experiências educativas;
  • Aula  2: Aproximação família & escola;
  • Aula  3: Implementação da educação de jovens e adultos (EJA);
  • Aula  4: A mediação do conflito escolar;
  • Estudo Complementar 1 – Experiências educativas;
  • Estudo Complementar 2 – Aproximação Família & Escola;
  • Estudo Complementar 3 – Implementação da educação de jovens e adultos (EJA);
  • Estudo Complementar 4 – A mediação do conflito escolar;
  • Avaliação Unidade 3.

Unidade 4: Didática e temas relevantes da educação:

  • Aula  1: Avaliação educacional;
  • Aula  2: Avaliações externas do processo de ensino-aprendizagem e da qualidade educacional;
  • Aula  3: A identificação de alunos que apresentam necessidades de atendimento  diferenciado;
  • Aula  4: Recuperação paralela e contínua;
  • Aula  5: Implementação da educação inclusiva;
  • Estudo Complementar 1 – Avaliação educacional e avaliação contínua;
  • Estudo Complementar 2 – Avaliações externas do processo de ensino – aprendizagem e da qualidade educacional;
  • Estudo Complementar 3 – A identificação de alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado;
  • Estudo Complementar 4 – Recuperação paralela & recuperação contínua;
  • Estudo Complementar 5 – Implementação da educação inclusiva;
  • Avaliação Unidade 4.

Unidade 5: Didática e práticas de ensino I:

  • Aula  1: A construção do conhecimento;
  • Aula  2: Metodologias de ensino;
  • Aula  3: Pedagogia de projetos;
  • Aula  4: Como desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Estudo Complementar 1 – Construção do conhecimento;
  • Estudo Complementar 2 – Metodologias de ensino;
  • Estudo Complementar 3 – Pedagogia de projetos;
  • Estudo Complementar 4 – Como desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Avaliação Unidade 5.

Unidade 6: Didática e práticas de ensino II:

  • Aula  1: Como ensinar: alfabetização parte 1;
  • Aula  2: Como ensinar: alfabetização parte 2;
  • Aula  3: Como ensinar: alfabetização parte 3;
  • Aula  4: Como ensinar: alfabetização parte 4;
  • Aula  5: Como ensinar: alfabetização parte 5;
  • Estudo Complementar 1 – Alfabetização;
  • Avaliação Unidade 6.

Unidade 7: Práticas de Ensino:

  • Aula  1: Desenhos nas diversas etapas do desenvolvimento infantil;
  • Aula  2: Artes na Educação Infantil;
  • Aula  3: Brincadeiras, jogos e brinquedos;
  • Aula  4: Exercícios práticos com Blocos Lógicos;
  • Estudo Complementar 1 – Desenhos – desenvolvimento gráfico nas diversas etapas do conhecimento infantil;
  • Estudo Complementar 2 – Artes na escola;
  • Estudo Complementar 3 – Brincadeiras, jogos e brinquedos: recursos didáticos para a aprendizagem;
  • Estudo Complementar 4 – Dicas sobre  Estudos de Caso;
  • Avaliação Unidade 7.

Unidade 8:

  • Aula  1: O Campo Perceptivomotor e a Atuação Docente no contexto da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Parte 1;
  • Aula  2: O Campo Perceptivomotor e a Atuação Docente no contexto da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Parte 2;
  • Aula  3: O Campo Perceptivomotor e a Atuação Docente no contexto da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Parte 3;

Unidade 9:

  • Aula 1: O desenvolvimento integral da criança em complementação à ação da família e da comunidade – Curso-jogo para adolescentes “Em busca do SER total”
  • Aula 2: Dualidade e Variabilidade.
  • Aula 3: A infância e as Teorias do Desenvolvimento.
  • Aula 4: Sexualidade, Saúde, Interesse nos estudos, Afetiva e Comunicação.
  • Aula 5: Percepção, a Compreensão, a Aceitação e as Inteligências Múltiplas.
  • Avaliação Unidade 9.

Metodologia: Online com Tutoria.

Certificado: A Educative Ciências da Saúde e Educação emitirá certificado com validade em todo território nacional aos participantes que obtiverem frequência e aproveitamento conforme previsto no regimento interno da Educative e no referido curso. A emissão do Certificado será via sistema Online e estará disponível na página do aluno.

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